segunda-feira, 17 de março de 2014

Cachorros não se sentem culpados quando aprontam





Cachorros não se sentem culpados quando aprontam

A cara de culpa que os cães fazem quando levam bronca é para acalmar seus tutores, que estão nervosos.




Quando seu cachorro apronta e você dá bronca, ele pode até fazer aquela famosa cara de culpado, mas saiba que ele não sente vergonha por isso.
Quem tem cão sabe bem o que é a cara de culpa: cabeça acuada, orelhas pra baixo e desviando o olhar.
Porém, de acordo com especialistas em comportamento animal, essa cara de culpa que o cachorro faz é uma reação à raiva que o tutor está demonstrando em relação ao que ele fez.
Ou seja, os cães não se sentem culpados realmente, eles apenas querem que você se acalme.
Veja o conselho da Dr. Bonnie Beaver, a diretora executiva do American College of Veterinary Behaviorists:

Apenas esqueça isso e na próxima vez, lembre de não deixar tentações ao alcance do cão.

Bonnie Beaver afirma que é possível que o cachorro entenda que fez algo de errado, mas a punição ou bronca deve ser dada assim que ele aprontar. Quanto mais tempo demorar para o cão levar bronca, menos conexão ele vai fazer com aquilo.
Um dos primeiros estudos científicos sobre a cara de culpa dos cães foi feito por Alexandra Horowitz, uma professora associada de psicologia da Barnard College in New York City, em 2009.
No estudo, 14 cachorros foram filmados para saber como eles reagiam quando seus tutores voltavam na sala depois de terem pedido para que não comessem um petisco. Cada cão passou pelo teste sozinho.

Eu descobri que a cara de culpa aparecia com mais frequência quando os tutores brigavam com seus cães, independente deles terem desobedecido sua ordem ou não. Não era culpa, mas a reação ao tutor que incentivou o olhar. (Alexandra Horowitz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário