quinta-feira, 27 de março de 2014

Raça (Cavalier King Charles Spaniel)

Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro que se dá bem com todos, inclusive com outros cães e até mesmo com gatos. São pacientes e brincalhões, carinhosos sem serem ciumentos e, por isso, são ótimos companheiros para crianças. Eles também costumam fazer uma ótima impressão com estranhos, embora em alguns casos sejam um pouco tímidos em um primeiro momento.

Fãs de atividades como correr atrás de carros e em espaços abertos, os Cavalier King Charles Spaniel adoram atenção e carinho, retribuindo para seus donos todo o amor recebido. Por serem muito amigáveis, não são indicados para ter como cão de guarda.

Comumente confundido com a King Charles Spaniel, o Cavalier deve seu nome ao rei da Inglaterra Charles II (1630 – 1685), obcecado pelos Spaniel e visto acompanhado de seus cães em todos os momentos, inclusive na hora de dormir. Na época, ele chegou até mesmo a publicar um edital especial, permitindo que os cachorros tivessem acesso a todo e qualquer lugar público de seu reino.
Origem
A partir do Renascimento, os Spaniels (entre eles os que deram origem ao Cavalier King Charles Spaniel), fizeram muito sucesso entre a população da alta sociedade. Os Cavaliers tiveram uma vida privilegiada, tendo em vista que os aristocratas ingleses se apaixonaram por raças como a sua, além de outras como Pug, Spaniel Japonês e Pequinês. Com isso, foi inevitável que fossem cruzados com as três outras raças, dando origem, assim, ao Cavalier King Charles Spaniel.

Em diversas pinturas do século XVII é possível ver esses elegantes cães sentados no colo de príncipes e princesas, mas com o passar dos anos e a mistura com outras raças, os exemplares começaram a se diferenciar demais dos originais. Com isso, no ano de 1920 procurou-se recuperar seus aspectos originais (focinho alongado, crânio achatado, entre outros), em 1928 os resultados foram satisfatórios e os cães voltaram ao padrão da raça. Apesar disso, a raça só foi reconhecida pela AKC (American Kennel Club) em 1996.

Comportamento
O Cavalier King é bastante sociável, tem boa memória e compreende rapidamente as ordens que lhe são dadas. Gosta muito de estar na companhia de seus donos e não lida bem com períodos grandes de solidão. Se dá muito bem com as crianças, especialmente quando elas o tornam parte de alguma brincadeira e o tratam com respeito. É o cão ideal para ficar abraçado no sofá enquanto assiste a um filme, para jogar bola no quintal ou brincar pela casa.

Por serem cães tão sociáveis, eles necessitam de carinho e atenção das pessoas, não os ignore ou deixe sozinhos por muito tempo, eles tendem a ficar deprimidos, solitários e algumas vezes até mesmo malucos.
Aspecto
O crânio do Cavalier King Charles Spaniel é praticamente plano, proporcional ao seu corpo e seus olhos são grandes, escuros e bem separados. Suas orelhas são largas, altas e cheias de pelagem e o rabo tem tamanho proporcional ao seu corpo, não ficando muito alto em relação a ele. Seus ombros são inclinados e retos, assim como suas patas, e seu pescoço é longo. O pelo da raça é comprido e sedoso, e a cor do animal pode variar em quatro tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário