Bichon Bolonhês
Este pequenino chumaço de algodão esteve na roda da alta sociedade europeia dos séculos XV e XVI. A personalidade serena e sua cor eram muito apreciadas pela corte. Sua admiração era tal que esta raça chegou a ser usada como presente de boas-vindas a visitantes importantes, bem como eram enviados para reinos vizinhos para simbolizar um desejo de “boa vizinhança”. Ao final do século XVIII a fama do Bichon Bolonhês decaiu muito, sendo aos poucos substituído por outros cães nas cortes.
Origem
A raça originou-se na região da Bolonha, Itália. Seus ancestrais já eram considerados cães de luxo nos séculos XI e XII, o Bichon Bolonhês era o favorito da classe alta durante o renascentismo. Desde muitos séculos antes da raça ser criada para ser como a temos hoje, já era utilizada como um cão de companhia.
Comportamento
O cão Bichon Bolonhês demonstra-se um excelente companheiro, tanto para crianças quanto para adultos e idosos. É comportado, carente e apegado ao dono, podendo às vezes ser um tanto quanto pegajoso. O Bichon Bolonhês é muito brincalhão e alegre, obediente e gosta de surpreender e se divertir com os donos.
Aspecto
Sua expressão é serena e séria. O Bichon Bolonhês é pequeno, de pelo longo, denso e em caracóis. Suas extremidades são curtas e musculosas, suas orelhas são largas e caídas dos lados. Em geral possui apenas a cor branca, mas frequentemente apresenta também algumas manchas rosadas
Cuidados específicos
Deve-se escovar o pelo diariamente e mantê-lo longo. Considere que o Bichon Bolonhês é um cão muito carente, necessitando de companhia e caminhadas também diariamente. Este cão não deve ser alimentado apenas com carne, sua dieta deve ser controlada de perto e ser bem equilibrada. É recomendado que a ração oferecida ao Bichon Bolonhês possua uma grande variedade de alimentos, incluindo verduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário