É normal associar o som de um cachorro uivando ao de um lobo uivando para a lua cheia, ligando os dois momentos com melancolia e tristeza, mas não é necessariamente assim. Da mesma forma que seus ancestrais e parentes lupinos, os cães costumam uivar para se comunicar com outros cães que estejam longe deles. Assim eles podem saber onde os outros estão e se reunir aos seus companheiros seguindo o som do uivo.
Por isso é comum logo após ouvir um cachorro uivando outros cachorros começarem a latir ou uivar na vizinhança. Esse comportamento é uma característica que foi herdada desde os tempos dos lobos, que usavam os uivos para reunir as matilhas na hora de caçar ou para proteger o ninho do bando.
Mas não é só por isso que os cães uivam. Quando uma fêmea entra no cio, um odor característico se espalha com o vento, com o intuito de atrair os machos da região para o cruzamento, o que faz com que os cães da vizinhança comecem a uivar quando próximos de uma fêmea nesse período.
Quer dizer que o meu cão não está triste quando uiva?
Não necessariamente. Um cão pode uivar para tentar encontrar onde estão seus companheiros cães, para localizar uma fêmea no cio e saber onde estão os outros machos concorrentes, mas essas não são as únicas opções.
Um cão uiva também quando está angustiado, estressado, frustrado ou simplesmente por
puro tédio ou solidão. Uma prova de que cães não uivam apenas em momentos negativos são os diversos vídeos na internet onde é possível ver cães uivando com seus donos ou com as crianças, tanto para “responder” algum questionamento quanto para, por exemplo, cantar uma música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário