Siamês é uma das raças de gato mais populares do mundo, seus olhos azuis enormes e o pelo que começa claro e termina em degrade com o escuro chamam muita atenção de quem vê um gato siamês em foto, ou que tem a oportunidade de chegar perto de um. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa é uma das raças de gatos mais imprevisíveis que existem, e também uma das mais versáteis para se ter como companhia.
Estudiosos dizem que o gato Siamês é original da Tailândia, conhecido no Sudoeste Asiático como o gato feito para acompanhar reis, por ter postura e ser elegante. Mas com o passar dos anos, os siameses acabaram indo parar na Inglaterra, e de lá foram transportados para os outros países e continentes, e caíram nas graças do mundo inteiro, se tornando uma das raças de gatos mais famosas do mundo, juntamente com os Persas.
O gato Siamês chama a atenção pela aparência, principalmente pelo olhar, mas também por seu temperamento que nem sempre dá para definir como é de verdade. Se você tem interesse em adquirir um gatinho dessa raça, conheça todas as suas características e veja se essa raça é realmente perfeita para você.
Amor à primeira vista: a linda aparência do siamês
Quem nunca ouviu falar que o Siamês nasce branco e escurece com o tempo? Isso é a mais pura verdade. Geralmente os gatinhos siameses nascem com a pelagem do corpo bem clarinha, em um tom quase areia, e vão criando áreas mais escuras conforme vão trocando de pelo durante a vida.
Suas extremidades mais escuras – que é uma característica muito marcante da raça – também podem variar conforme o gato vai ficando mais velho. Os tons mais escuros na máscara, patas, orelhas e rabo podem ir de um acinzentado mais escuro, até um tom de chocolate quase preto. Essas características vão depender da genética de cada gato, pois ele pode ter somente o fim das patas escuras, ou as patas inteiras marrons.
A cabeça do Siamês é triangular, e sua máscara escura ressalta seus grandes e famosos olhos azuis, que podem ser clarinhos ou de um tom turquesa muito bonito. É considerado um gato de porte médio, com o corpo longilíneo, e suas patas são longas e finas. A cauda é igualmente longa e pontuda, acompanhando o formato do corpo, e costuma ser inteira escura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário