quarta-feira, 26 de março de 2014

Raça (Perdigueiro Português)

Origem


Perdigueiro Português, apesar de ser um cão Continental, é considerado inglês. Há opiniões diferentes quanto à sua origem, alguns dizem que é francesa, outros dizem que é italiana e a maioria diz que é espanhola. Acredita-se que os seus antepassados teriam sido importados da Espanha para a Grã-Bretanha entre 1705 e 1713 e que lá se aperfeiçoaram.
Pela maioria dos relatos, raça a Pointer foi desenvolvida em meados do século 17 pelo cruzamento de vários Foxhounds, Galgos, Setters e Bloodhounds. O resultado foi o primeiro ponteiro, ou seja, um cão de caça que para de se movimentar imediatamente quando vê a caça e "aponta" em sua direção.

Comportamento
O Perdigueiro Português tem uma memória extraordinária e uma grande capacidade de aprendizagem. É nobre, obediente e carinhoso. É muito fiel ao seu dono e se dá bem com crianças. É um cão de caça muito enérgico e precisa se manter em movimento.

Aspecto

O Perdigueiro Português é harmonioso, esbelto, elegante e dá a impressão de força e flexibilidade. Tanto os membros anteriores quanto os posteriores são musculosos e tem a estrutura óssea pesada. As orelhas são altas e caem perto da cabeça. A cauda, de comprimento médio, grossa na base, gradualmente se afina. Ele tem um pelo fino, curto, duro, liso e brilhante.

Cuidados específicos
Os cuidados com Perdigueiro Português são mínimos. Você tem que manter em mente que este cão é um caçador muito atlético e se você estiver dentro de casa diariamente, precisa lembrar que ele necessita de longas caminhadas. Não é um cão da cidade, precisa gastar sua energia em espaço aberto.

Também é aconselhável escovar o pelo frequentemente para evitar problemas de pele.

Saúde

O Pointer é um cão forte e tem muitos problemas congênitos. O mais comum é displasia da anca e o mais incomum é uma doença um pouco rara chamada osteopatia neurotrópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário