São poucas as raças de cachorro autóctones do continente americano, mas entre elas há uma tão antiga quanto célebre, o Chihuahua. Apesar das suas dimensões reduzidas, possui uma natureza forte e caça em forma insuperável os pequenos roedores. Poucos cães de pequeno porte podem-se comparar ao Chihuahua. É classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier.
História da raça Chihuahua
A história da raça Chihuahua é, como a de tantas outras raças de cachorros, intrigante e as teorias sobre a origem antiga da raça são muitas. No entanto, levando em conta as evidências arqueológicas encontradas no México, assim como o próprio folclore mexicano, é certo que a raça teve, de fato, origem no México. Figuras de um cão miniatura, com a aparência do Chihuahua foram encontradas nessa região, e a teoria mais provável é que seu ancestral direto, o Techichi, teria vivido de forma selvagem na época da civilização Tolteca, quando foi capturado e domesticado por seus habitantes.
Apesar de não haver registros precisos de um cão com essa aparência anteriores ao século 9, é provável que o ancestral do Chihuahua estivesse presente nessa região desde tempos anteriores à civilização Maya. Muitos registros foram encontrados ao longo da história, principalmente na região da província de Chihuahua, e as evidências sugerem que a raça já estava presente no México por pelo menos 1400 anos antes da chegada dos colonizadores europeus.
A raça Chihuahua manteve-se popular no século 20, especialmente em seu país de origem e nos Estados Unidos, onde foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Clube Americano em 1904. Hoje em dia, é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, como por exemplo no Canadá.
Temperamento da raça Chihuahua
É um cachorro rápido, alerta, dotado de grande agilidade, cheio de vida e coragem. Como cão de guarda, o Chihuahua está sempre alerta. Valente, o cachorro da raça Chihuahua é capaz de, corajosamente, enfrentar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono mas não tolera facilmente os desconhecidos. Late furiosamente, dando o alarme ante o menor movimento suspeito.
É uma raça que apresenta uma tendência muito forte de proteção em relação a um único dono. Pode tornar-se super protetor quando adulto, havendo a possibilidade de demonstrar agressividade com pessoas estranhas e até mesmo com outros animais da casa. A socialização precoce é essencial para que o cão da raça Chihuahua não abuse da sua característica protetora, especialmente em casas com outros cães. É conhecido ainda, por aceitar melhor outros Chihuahuas, já que pode não se adaptar com facilidade aos cães de outras raças.
O Chihuahua é um cão sensível, e o temperamento do dono, assim como o ambiente em que é criado, pode influenciar fortemente no temperamento do cão depois de adulto. Não é uma raça especialmente tolerante com crianças menores, pode atacar se provocado, portanto é mais indicado para proprietários adultos, ou para famílias que tenham crianças mais velhas, que saibam lidar com o temperamento agitado e pouco paciente do Chihuahua.
Descrição e aparência da raça Chihuahua
É possível que o Chihuahua seja a menor raça de cachorro que existe. A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho.
O corpo do Chihuhahua é enxuto, apresenta a forma de um cão compacto. O crânio é arredondado, e tem a forma de uma maçã, característica considerada de extrema importância de acordo com o standard oficial da raça. O focinho é curto, mais largo perto da cabeça, afinando para a ponta, apresentando um stop bem marcado, largo e profundo. A trufa é moderadamente curta, aponta ligeiramente para cima e pode apresentar qualquer cor.
Os olhos do Chihuahua são grandes, redondos, muito brilhantes e cheios. As cores mais claras são aceitas, porém a cor escura é considerada ideal. As orelhas são grandes e bem separadas entre si, aredondadas na ponta. Quando em estado de alerta mantém-se eretas. A cauda do Chihuahua é moderadamente longa, inserida alta, curvada ou formando um semicírculo com a ponta direcionada para a região lombar, larga na raiz e afinando gradualmente em direção a ponta.
A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta, aderente e brilhante, na maioria dos exemplares. Os tipos de pelagem da raça Chihuahua são, portanto, dois:
Pelo curto: nessa variedade a pelagem é curta e bem assentada sobre todo o corpo; ligeiramente mais longo quando apresenta sub pelo. A pelagem deve apresentar-se brilhante, de textura fina e macia.
Pelo longo: a pelagem do Chihuahua de pelo longo é fina, sedosa, lisa ou levemente ondulada. O sub pelo não é muito denso. Mais longa, a pelagem pode formar franjas nas orelhas, no pescoço, na parte traseira dos membros, nas patas e na cauda.
Pelo curto: nessa variedade a pelagem é curta e bem assentada sobre todo o corpo; ligeiramente mais longo quando apresenta sub pelo. A pelagem deve apresentar-se brilhante, de textura fina e macia.
Pelo longo: a pelagem do Chihuahua de pelo longo é fina, sedosa, lisa ou levemente ondulada. O sub pelo não é muito denso. Mais longa, a pelagem pode formar franjas nas orelhas, no pescoço, na parte traseira dos membros, nas patas e na cauda.
Todas as cores são aceitas, em todas as suas tonalidades e combinações, com exceção do merle. Naraça Chihuahua a altura não é um fator citado pelo standard, somente o peso. De pequeno porte, os cães desta raça devem apresentar entre 1,5 e 3 kg. Apesar de não serem raros os exemplares com menos de 1 kg, somente os cães com mais de 500 gr são aceitos nas exposições de beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário